Amanhã tem novidades!

Amanhã começo um curso de confeitaria!!! Estou mega feliz e ansiosa para ver como serão as aulas! 
Então, a partir de amanhã, vou ter várias novidades deliciosas para colocar no Blog! 
E, apesar de estar conseguindo seguir a minha dieta, como vou fazer um parabéns para minha filhota no fim de semana, a partir de segunda vou começar a postar os docinhos e o bolo que vou fazer!
Ou seja, a partir de amanhã vai ter muitas novidades doces no blog!!!


Aliás, falando em doces e confeitaria, fica a dica de um programa que AMO, e acho que quem gosta de confeitaria vai amar também! É o "Que seja Doce", do Canal GNT. Os episódios estão todos disponíveis no NOW, de graça, para quem é assinante da NET. O programa é uma delícia de ver!

Até o próximo doce post!


Obs: As fotos foram retiradas do site da Nestlé.



Lasanha de abobrinha, berinjela e ricota

Boa noite, gente!
Ontem fiz uma lasanha super saborosa e toda light, e vou colocar a receita aqui para vocês. Praticamente sem carboidratos e pouquíssima gordura!

Ingredientes:

2 berinjelas
1 abobrinha média ou grande
350 gramas de ricota fresca
alho
sal
azeite
1 tomate
300 gramas de molho de tomate
especiarias e temperos (usei orégano, manjericão e pimenta calabresa)

Coloque uma panela média ou grande com água para ferver. Corte as berinjelas em rodelas entre 0,5 e 1 cm. Cozinhe as rodelas nessa água fervente, por cinco minutos. Na água, coloque sal e um dente de alho esmagado. Depois desses 5 minutos, escorra a berinjela e reserve.
Corte a abobrinha em rodelas de 0,5 cm. Tempere com um pouco de sal. Não precisa cozinhar a abobrinha.
Corte 1 tomate em rodelas e tire as sementes.
Pegue a ricota fresca, coloque num pirex e desmanche-a com um garfo.  Tempere a ricota com um fio de azeite, sal, dois dentes de alho triturados, orégano e manjericão secos, e pimenta calabresa. Se você não tiver pimenta calabresa, pode usar pimenta do reino. Misture bem os temperos com a ricota.
Temperando a ricota

Monte a lasanha assim:
Num refratário, coloque um pouco do molho de tomate, rodelas de abobrinha, rodelas de tomate, um pouco de manjericão seco por cima do tomate, metade da ricota temperada, rodelas de berinjela, molho de tomate, abobrinha, um fio de azeite, berinjela, molho e o resto da ricota temperada. Finalize com um fio de azeite e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos. Fica cheiroso, saboroso e levíssimo!
Primeira parte da montagem




A lasanha pronta!


Filé de Frango Saboroso

Bom dia, gente!

Quando a gente pensa em filé de frango sempre vem uma imagem sem graça, né? Realmente, o filé de frango tende a ser monótono, a ter aquela cara de dieta... Mas sempre dá para ser criativa e dar um gostinho a mais para aquele filezinho!
Olha esse tempero que eu fiz, ficou gostoso!!!

Ingredientes:

Filés de peito de frango
Orégano
Sal grosso
Pimenta do Reino

Modo de preparo: Limpe os filés de frango e tempere com um pouquinho de pimenta do reino. Depois, polvilhe orégano dos dois lados dos filés, e aperte um pouquinho com a mão, para o orégano grudar. Por último, salgue um pouco com sal grosso, dos dois lados, que dá um toque diferente à receita.

Aqueça uma frigideira antiaderente e grelhe os filés por dois minutos de cada lado, sem ficar mexendo ou esfregando o filé na frigideira. Tampe a frigideira, porque ajuda a cozinhar o frango por dentro. Depois de grelhar por dois minutos em cada lado, dê uma espetadinha para ver se está bem cozido. Esses dois minutos em cada lado devem ser suficientes para grelhar sem ressecar. Sirva imediatamente. Leve e saboroso!





Molho para salada

Abrindo os trabalhos das receitinhas light, vou publicar uma receita de molho para salada muito gostoso!
Facílimo de fazer e dá muito sabor às saladas de folhas!

Ingredientes:

2 colheres de de sopa de azeite
2 colheres de de sopa de vinagre branco
2 colheres de de sopa de mostarda amarela
2 colheres de de sopa de água
uma pitada de sal
uma pitada de pimenta do reino (opcional)

Modo de preparo: Coloque tudo numa tigelinha e misture bem. Só coloque a pimenta se você gostar de coisas picantes, porque a mostarda com a pimenta fica bem picante!!!

Fica ótimo com folhas! Bom apetite!!!




Bonequinha Light

Bom dia, gente!!!
Faltam mais ou menos dois meses para minha filha fazer 1 aninho, então resolvi que já é hora de perder uns quilos que me restaram da gestação.
Preciso deixar para trás entre 8 e 10 quilos, então vou tentar fazer isso nesses dois meses que me dei de prazo! Quem me conhece sabe que não vai ser coisa fácil, porque a moça que vos fala é gulosa, boa cozinheira e boa de garfo! Mas vou fazer o meu melhor!
Por isso a partir de hoje vou postar umas receitas menos calóricas que vou começar a fazer aqui em casa. Todas gostosas, claro! Detesto comer mal, comida tem que ser saborosa, mesmo que seja pouco calórica... Um bom exemplo foi a Sopa de abóbora que postei outro dia, deliciosa e levinha!!!
Claro que, se por um acaso eu fizer uma sobremesa, ou qualquer outra coisa mais gulosa, vou postar também! Volta e meia recebo a família em casa e aí sempre rola um bolo ou uns docinhos!
O plano é me pesar  toda semana e contar para vocês o meu progresso! (espero que ele aconteça!!!)


Como disse uma amiga, o Blog por um tempo vai virar o Blog da Bonequinha de Leite Desnatado! Rsrsrsr Porque até hoje ele era o Blog da Bonequinha de Leite Condensado! Hahahaa!!!
Aliás, gente, tem felicidade mais barata que uma lata de leite condensado? Não, não tem...
Bom, mas esquecendo por um tempo o leite condensado, vamos começar a pensar em receitas leves e gostosas!!!

Bom final de semana, e até o próximo post!



Sopa de abóbora light

Nesse friozinho, nada melhor do que uma sopinha para esquentar, né? E essa ainda é bem light, porque não tem creme de leite, manteiga ou queijos... Mas mesmo assim ela fica super cremosa! E é facílima de fazer e super rápida!

Ingredientes

700 g de abóbora madura picada em cubos
2 ou 3 dentes de alho triturados
1 cebola pequena picadinha
azeite
500 ml de água fervente
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: 

Refogue a cebola num fio de azeite e quando ela estiver começando a dourar, coloque os dentes de alho triturados. Refogue um pouquinho e acrescente os cubos de abóbora e a água fervente. Não coloque muita água, senão a sopa fica aguada. Eu usei 500 ml de água fervente. Deixe cozinhar por uns 20 minutos, com a panela semi tampada, até as abóboras ficarem macias. Desligue o fogo, espere amornar e bata com um mixer, na própria panela. Coloque o sal ( eu usei uma colher de chá de sal) e uma pitada de pimenta do reino! Fica deliciosa!!!
Você pode servir pura, ou, se você não estiver de dieta, pode servir com torradinhas e um queijo ralado por cima! Hummm!!!!

Rende de 2 a 3 porções.

Sopa servida pura

Servida com queijo ralado

Brownie de Chocolate com lasquinhas de Chocolate Branco

Boa noite, gente! Esse fim de semana fiz algumas gostosuras, que vou postar aqui para vocês durante a semana. Entre outras coisas, fiz esse brownie do livro Panelinha, da Rita Lobo, aquela do Cozinha Prática do GNT. Adoro esse livro, é ótimo!!!
O Brownie ficou macio, saboroso, muito bom! Eu particularmente até prefiro um brownie mais amargo, mas esse ficou muito gostoso também! Bom, vamos à receita?

Ingredientes:

200 g de manteiga em temperatura ambiente
200 g de chocolate meio amargo (40 a 50% de cacau) em barra (atenção: as barras de chocolate hoje em dia vem com 170 ou 150 gramas de chocolate, então é uma barra e mais um pouco)
3 ovos
1 xícara e meia (xícara de 240ml) de açúcar
2 xícaras  (xícara de 240ml) de farinha de trigo
3 colheres de chá de fermento em pó
170 g de chocolate branco
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma

1) Preaqueça o forno a 200 graus, unte e enfarinhe uma forma retangular.

2)Peneire a farinha e o fermento, pique grosso o chocolate branco e misture na farinha e o fermento. Reserve.

3)Pique o chocolate meio amargo com as mãos, em quadradinhos, coloque num bowl, junto com os 200 g de manteiga e leve ao microondas por 30 segundos. Tire e misture bem. Volte ao microondas por mais 30 segundos e misture novamente. Essa mistura vai ficar numa consistência de calda. Reserve.

4)Na batedeira, bata os 3 ovos com o açúcar em velocidade alta, por uns 4 minutos, até formar um creme mais esbranquiçado.

5) Desligue a batedeira e vá acrescentando a mistura de chocolate e manteiga a esse creme de ovos e açúcar, misturando aos poucos e delicadamente, com uma espátula.

6) Nesse creme de chocolate que se formar, acrescente a mistura de farinha, fermento e chocolate branco picado aos poucos, mexendo com uma espátula delicadamente.

7) Coloque numa forma retangular untada e enfarinhada e asse por uns 30 minutos em forno preaquecido, a 200 graus.


IMPORTANTE: O ponto do brownie não é quando o palito sair limpo, e sim quando ele endurecer por cima mas o palitinho sair sujo! Se sair limpo, o brownie fica seco, e não cremoso como deve ser!
Então fique de olho no forno! A partir de 20 minutos, dê uma espetadinha no brownie, se já tiver endurecido por cima e cremoso por dentro, pode tirar do forno. Deixe esfriar para depois comer, ele precisa desse tempo de descanso. Se quiser comer quentinho, deixe o brownie esfriar e esquente na hora de comer, por 20 segundos no microondas! Fica delicioso!!!!

Obs: Se você não tiver o chocolate branco em casa, faça sem, porque vai ficar bom do mesmo jeito!



Panquecas de frango com Rap 10

Boa noite!!! Já falei aqui que gosto bastante daquela massa Rap 10, né? Ela parece um pão árabe, mas o gosto é diferente... E ela é super versátil, dá para inventar muitas coisas deliciosas com ela! Hoje, para o almoço de domingo, fiz umas panquecas de frango com requeijão usando o Rap 10. Ficou maravilhoso! Mesmo! A massa é diferente da massa de panqueca, é fininha e fica meio crocante, muito boa!!!
Vamos lá?

Recheio: 300 gramas de peito de frango cozido, temperado e desfiado, misturado com 200 gramas de requeijão.

Rendimento: 6 a 7 panquecas.

Você pode usar um frango que já tenha pronto e aí só desfiar, ou fazer o frango do seu jeito. Se você quiser seguir a receita que eu fiz do recheio de frango, é essa aqui e ficou muito boa!

Recheio:

300 gramas de peito de frango
2 dentes de alho triturados
sal e pimenta do reino a gosto
1 cebola média cortada em rodelas e depois ao meio (para fazer tirinhas)
um pouco de azeite para refogar.
um pouco de manteiga para dourar a cebola

Modo de preparo: Corte o peito de frango em cubos, tempere com sal, pimenta do reino e 2 dentes de alho triturados. Refogue com um pouco de azeite numa panela, acrescente um pouco de água e cozinhe por uns 10 minutos, até a água secar. Tire o frango da panela, e na mesma panela, para aproveitar o gostinho do frango, doure a cebola picada em tiras com um pouco de manteiga. Reserve.
Desfie o frango, misture com a cebola dourada e com um copo de 200 gramas de requeijão. O recheio está pronto!

Preaqueça o forno a 200-220 graus e, quando o recheio esfriar, enrole um pouco de recheio em uma fatia de Rap 10, no formato de panqueca. Coloque um pouquinho de manteiga em cima de cada panqueca.  Coloque as panquecas num refratário e leve ao forno por mais ou menos 40 minutos, até a massa ficar mais crocante e levemente dourada. Com uns 30 minutos, coloquei queijo ralado em cima, e voltei por mais 10 minutos no forno! Ficou uma delícia!!!!

Se você já tiver um frango cozido na geladeira, aí a receita é vapt-vupt! E se você não tiver, faz desse jeitinho que fica ótimo!!!

Beijos!!!




Biscoito Wafer com cobertura de chocolate!

Hoje fiz uma gordice daquelas! Tinha um pacote de biscoito tipo wafer aqui em casa, e fiquei pensando em como poderia deixá-lo mais gostoso... Aí resolvi derreter uma barra de chocolate, passar os biscoitos nela e colocar para gelar! E virou um delicioso BIS Gigante!!!
Essa gulodice é muito fácil de fazer! Até quem não sabe nada de cozinha faz! E fica gostoso!!! Bom para comer puro, ou para acompanhar sorvetes! Serve para enfeitar uma mesa de aniversário de criança também!

Ingredientes:

6 biscoitos tipo wafer, do sabor que você preferir    
1 barra de chocolate de 170 gramas
Confeitos ou granulados para enfeitar

Eu usei o wafer de chocolate e um chocolate ao leite para cobrir. Mas você pode usar o wafer do sabor que quiser. Eu acho que o de baunilha, de café e de limão também ficariam muito bons... O chocolate pode ser ao leite, meio amargo... Até com o chocolate branco acho que dá certo! Ah, e o biscoito continuou crocante, não ficou mole não!

Modo de preparo:

Corte a barra de chocolate com as mãos em quadradinhos e coloque num pirex pequeno, ou num bowl, que vá ao microondas. Coloque por 30 segundos no microondas e tire para mexer. Coloque mais 30 segundos e tire de novo para mexer bem. Esse tempo deve ser o suficiente para derreter o chocolate. Mesmo que da segunda vez ainda restem um pedacinhos não derretidos, é só ir mexendo que ele acaba de derreter. Colocar muito mais tempo no microondas pode queimar o chocolate!


Depois de derretido, coloque por 1 minutinho no freezer, só para dar uma esfriada, e depois vá passando os biscoitos pelo chocolate. Se precisar, alise o chocolate com as costas de uma colher. Coloque uns granulados para enfeitar e leve à geladeira por uns minutos para endurecer. Guarde na geladeira, para não derreter e ficar crocante!
Fica uma delícia!!!



Bolo de banana caramelizada

Boa noite, gente!
Hoje fiz um bolo de banana invertido, que fica com a banana caramelizada por cima, e ficou um espetáculo! E é simples de fazer!

Ingredientes para a cobertura:

4 ou 5 bananas prata maduras
1 xícara (de 200ml) de açúcar
100 ml de água
2 colheres de sopa de manteiga com sal

Ingredientes para o bolo:

3 ovos
2 xícaras (de 200ml) de farinha de trigo
2 xícaras (de 200ml) de açúcar
180 ml de óleo
200 ml de leite
1 colher de sopa de fermento.

Modo de preparo:

Unte e enfarinhe uma forma redonda sem furo no meio, ou uma forma retangular. Numa panela não muito pequena, coloque 1 xícara de açúcar e vá mexendo em fogo médio até ele  ficar amarelado - caramelo. Quando o açúcar estiver todo derretido, coloque 100 ml de água fervente. Vá mexendo até dissolver e fazer uma calda. Desligue o fogo e acrescente as duas colheres de sopa de manteiga gelada, e vá mexendo até dissolver. Corte as bananas em rodelinhas. Coloque a calda na forma e depois as rodelas de banana, assim:

Para a massa, bata os ovos, o açúcar, o leite e o óleo no liquidificador, até misturar bem. Passe para um bowl, acrescente as duas xícaras de farinha aos poucos, misture com um fouet, e por último o fermento. Despeje a massa por cima das bananas e do caramelo e asse em forno preaquecido, a 200 graus, por 35-40 minutos.
O segredo para desenformar esse bolo sem quebrar ou grudar é desenformá-lo ainda quente. Tire do forno, e espere uns 5 minutos, até você conseguir segurar a forma sem se queimar. Conseguiu segurar, é só desenformar! Olha que lindão ficou!!!









Massa com molho cremoso de queijo e presunto

Bom dia, pessoal! 
Esse molho para massas é delicioso, fácil de fazer e provavelmente você tem todos os ingredientes em casa, é super básico! E fica booomm!!!! É ideal para quando você quer jantar uma comidinha gostosa mas não quer ter trabalho!

Ingredientes:

1/2 cebola picadinha
1/2 colher de sopa de manteiga
100 a 150 g de presunto picadinho
1 caixa de creme de leite
50 g de queijo parmesão ralado
massa para duas pessoas, de sua preferência
sal e pimenta do reino a gosto


Modo de fazer:

Pique a cebola em pedaços pequenos e o presunto em tiras e depois em quadradinhos.
Numa panela, coloque massa suficiente para duas pessoas para cozinhar, conforme instruções do fabricante. Coloque na água da massa um fio de azeite e um pouco de sal. Pode ser penne, talharim, espaguete, fusilli, a massa que você mais gostar.
Numa frigideira grande, derreta a manteiga e refogue a cebola picadinha, até ela murchar um pouco. Junte o presunto picadinho e vá mexendo até ele dar uma douradinha. Esse refogadinho fica com um cheiro delicioso!!!
Quando o presunto estiver com as bordas douradinhas, junte o creme de leite e o parmesão, uma pitada de sal e um pouco de pimenta do reino. Vá mexendo até o queijo derreter e o molho engrossar um pouco. Desligue o fogo.



Quando a massa acabar de cozinhar, escorra a água, coloque a massa na frigideira junto com o molho, ligue o fogo de novo e mexa a massa e o molho juntos, até misturar. Mexa só um pouco, para a massa não ficar muito mole. Sirva em seguida com  queijo ralado! Fica ótimo! E é super rápido!!!


Faça você mesma um presente charmoso para seu amado! Especial Dia dos Namorados!

Estava pensando em idéias do tipo "faça você mesma" para o Dia dos Namorados, e lembrei de algo bem fácil e gostoso! E ainda por cima, em conta!

Eu, que adoro fazer docinhos, tive a ideia de comprar uma caixa bonita, fazer uns docinhos gostosos, colocar dentro, amarrar com um laço de fita, e o presente ficou um charme!!! E você ainda pode colocar um bilhetinho romântico...

Quer ver?


Eu adorei o resultado!!! Você pode comprar uma caixinha bonita, ou forrar uma caixa que já tenha em casa, enfim, solte a imaginação! Essas caixinhas você acha em papelarias, lojas para festas, lojas de embalagens, etc.

Para os docinhos, faça algum que você goste, ou pegue alguma receita aqui no Blog!

Receita de brigadeiros deliciosos
Brigadeiros de Paçoca

Corre que ainda dá tempo de fazer para Domingo! Feliz Dia dos Namorados!

Bolo de Coco com cobertura de Brigadeiro Branco! - Especial Dia dos Namorados

Eu tinha planejado fazer um bolo de Coco, numa forma de coração, com uma cobertura vermelha. Mas, para isso, teria que usar corante vermelho, que até cheguei a comprar, mas desisti. Sempre li que corantes costumam dar muita alergia, principalmente o amarelo e o vermelho, aí achei melhor fazer uma cobertura branquinha mesmo. Não ficou tão lindo como eu queria, mas ficou com um gosto divino!!!!

Ingredientes para o bolo:

2 xícaras (200 ml) de farinha de trigo
2 xícaras (200 ml) de açúcar
2 ovos
200 ml de leite de coco
150 ml de óleo
50 g de coco ralado
1 colher de sopa de fermento.

Para a cobertura:

1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite (200 ml) 
2 colheres de sopa de manteiga

Modo de preparo:


Comece untando com manteiga e enfarinhando uma forma em formato de coração ou de outro formato, e coloque a forma na geladeira para gelar. Quando você assa o bolo na forma que foi gelada antes, fica mais fácil desenformar.

Bata os ovos, o leite de coco, o óleo e o açúcar  no liquidificador. Passe essa mistura para um bowl e vá acrescentando o coco ralado e a farinha de trigo e misturando com um fouet, e por último coloque o fermento. A mistura fica bem densa, então atenção para não ficar bolinhas de farinha de trigo sem dissolver! A massa do bolo fica bem grossinha mesmo, não acrescente mais leite nem óleo!
Coloque essa mistura na forma untada e enfarinhada e asse em forno médio (200 graus) preaquecido, por mais ou menos 35 minutos, ou até o palito que você espetar sair limpo. Não abra o forno antes dos 30 minutos.

Quando o bolo acabar de assar, tire do forno, espere esfriar bem e desenforme num prato.
Esse bolo fica bem macio e delicado, então cuidado ao desenformar, espere esfriar bem! O gosto fica maravilhoso, ele fica tão macio que vai desmanchando na boca!!!!

A cobertura faça assim: coloque numa panela o leite condensado e duas colheres de sopa de manteiga, e vá mexendo até desgrudar do fundo da panela. Acrescente uma caixinha de creme de leite e leve ao fogo mais um pouco, até ferver. A cobertura está pronta. Espalhe a cobertura ainda quente no bolo já frio e desenformado. Por isso, só comece a fazer a cobertura depois de desenformar o bolo!



Eu coloquei esses coraçõezinhos de enfeite porque já tinha em casa, sei que não ficou nenhuma obra prima! rsrsrsrs Mas você pode decorar como quiser!!!

Aliás, esse bolo é tão gostoso que até sem cobertura fica bom!

Beijos!!!



Brigadeiros Deliciosos - Especial Dia dos Namorados!

Fiz esse brigadeiros para o mesversário da minha filha, e eles ficaram ótimos! Mas servem muito bem para o Dia dos Namorados também! Aliás, brigadeiro agora é meu novo interesse! Quero fazer brigadeiro de tudo. Os próximos testados serão de Nutella e de Ovo Maltine! E já estou arranjando umas aulinhas de brigadeiro para  fazer e aprender mais um pouco! Quero saber como faz o de pistache, de chocolate com laranja...
Coisa que eu detestava quando era pequena era chegar numa festinha, pegar um brigadeiro, morder e descobrir que era feito com Moça Fiesta! Arghhhh!! Alguém lembra disso? Nem sei se existe ainda, só sei que era pavoroso!!! Parecia feito de plástico, de petróleo, sei lá... E olha que na minha opinião o Leite Moça, da Nestlé, é o melhor de todos... Mas o Moça Fiesta era imbatível de tão ruim...
Bom, de uma coisa eu tenho certeza: Na culinária, trabalhar com ingredientes de primeira faz toda a diferença...

Bom, vamos a receita dos brigadeiros tradicionais!

1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga (não é margarina!!!)
2 colheres de sopa de chocolate em pó (usei o Dois Frades)
1 colher de sopa de Nescau
granulados para enrolar

Eu sempre uso o chocolate e o Nescau, porque acho que só com Nescau fica doce demais, e só com o chocolate, sem o Nescau, parece que não tem gosto de brigadeiro... rsrsrsrs Não me remete à memória que tenho da infância! Enfim, acho essa combinação a ideal.

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes numa panela, e vá mexendo no fogo médio, sem parar, para não queimar. Mexa até quando você passar a colher e aparecer bem o fundo da panela, por uns segundinhos. Isso dá mais ou menos uns 8-10 minutos mexendo. Esse é o ponto do brigadeiro para enrolar. Parece mole, mas quando esfria endurece bem. Se deixar passar muito desse ponto, ele fica muito puxa-puxa, eu não gosto. Quando der o ponto, tire da panela, espalhe o brigadeiro num prato e deixe esfriar, se der coloque um pouco na geladeira, porque enrolar ele bem frio é mais fácil. Faça bolinhas com as mãos untadas de manteiga e passe pelo granulado! Está pronto e delicioso!!!

Vocês já viram o brigadeiro de paçoca? Está aqui!


Torta gelada de morangos, leite condensado e chocolate - Especial Dia dos Namorados!

Essa semana vou fazer um especial para o Dia dos Namorados! Vou postar uns doces deliciosos e românticos para você fazer no fim de semana que vem, porque dia 12 é o dia dos namorados! Corre que ainda dá tempo de ir ao supermercado, comprar os ingredientes e fazer alguma dessas receitinhas saborosas! Elas são doces como o Amor!!!!

A primeira receita vai ser de uma torta bem fácil de fazer,  muito bonita e super gostosa!!! É a torta gelada de morangos, leite condensado e chocolate! 


1 lata de leite condensado gelada (395 g)     
1 caixa de creme de leite (200 g)
300 a 400 gramas  de morangos
1 barra de 150g de chocolate meio amargo
1 forma pequena, se for redonda, de 21 cm de diâmetro
Papel filme para forrar a forma.

Comece colocando a lata de leite condensado no congelador, por meia hora. Forre a forma com o papel filme, para facilitar na hora de desenformar a torta. Faça isso, porque a torta gelada sai linda, inteirinha!!! Passe umas 3 camadas de papel filme na forma ou refratário.
Enquanto o leite condensado gela, lave os morangos, tire os cabinhos, e corte a metade deles ao comprido.
Quando o leite condensado estiver gelado, bata por 4 minutos no liquidificador, que ele vai mudar a textura e ficar cremoso, parecendo uma textura de catupiry. Passe o leite condensado cremoso para um recipiente. 
Espalhe metade desse leite condensado no fundo da forma forrada, cubra com os morangos cortados ao comprido, espalhe a outra metade do leite condensado e faça outra camada de morangos. Leve ao congelador ou freezer.




Derreta num bowl o chocolate picado, por 30 segundos no microondas. Retire, junte uma caixa de creme de leite e volte ao microondas por mais 30 segundos. Misture tudo e a cobertura de chocolate está pronta. 
Tire a forma do freezer, espalhe toda a cobertura de chocolate por cima, decore com morangos inteiros e volte ao freezer, por umas 4 horas, no mínimo.

Para desenformar, é só ir levantando o papel filme, que a torta sai inteirinha, durinha. Aí é só colocar num prato bonito e  deixar na geladeira por uns 40 minutos para degelar um pouco, e servir !!! É importante tirar do freezer uns 40 minutos antes e passar para a geladeira, para os morangos descongelarem. Depois de  servir guarde no freezer, para não derreter. Fica maravilhosa!!!



Pão de calabresa (versão com farinha de trigo)

Oi Gente! Como contei no post anterior, fiz para a festa aqui em casa um pão de calabresa com uma farinha sem glúten. Ficou muito gostoso e acabou no dia mesmo. Aí uns dois dias depois bateu uma vontade de comer de novo e resolvi testar a mesma receita, só que com farinha de trigo, que é a farinha mais comum, mais usada. E deu certo também! No visual, as tortas ficaram idênticas, e na consistência, um pouquinho diferentes. A com trigo ficou mais úmida e mais leve, a com a farinha sem glúten ficou um pouco mais "massuda", ficou um pão mais consistente. A de trigo ficou um pão mais molinho. Mas ambas ficaram deliciosas!!! Ah, e nessa com trigo eu coloquei cebola também. Olhem a receita aí:

2 xícaras (de 200ml) de farinha de trigo
3 ovos
200 ml de leite
150 ml de óleo
1 colher de sopa de manteiga
300 gramas de calabresa 
1 colher de chá de sal
1 dente de alho triturado
1/2 cebola média picadinha
pimenta do reino a gosto
50 gramas de parmesão ralado
1 colher de sopa de fermento químico (aquele comum para bolo)

Comece cortando a calabresa em rodelas, e depois corte as rodelas em um "jogo da velha", para formar quadradinhos. Coloque a calabresa num prato e leve ao microondas em potência máxima por 3 minutos. Ela vai cozinhar, dar uma tostadinha, e soltar uma gordureba! Reserve.

Bata no liquidificador os 3 ovos, o óleo, a manteiga,  o leite, o alho triturado, o sal e o queijo parmesão. Passe essa mistura para um bowl e acrescente as duas xicaras de farinha de trigo e misture com um fouet. Depois acrescente os cubinhos de calabresa e a cebola picada e mexa com uma colher. Por último coloque o fermento, e mexa delicadamente. Passe para um refratário untado com manteiga. A mistura fica assim:



Asse em forno preaquecido, a 200 graus, por uns 30 minutos, ou até a superfície estar dourada. Não precisa pincelar gemas em cima, fica bonito assim mesmo, sem pincelar nada!

Para quem quiser, a versão sem glúten está aqui!




Pão de calabresa (versão sem glúten)

Olá Gente!!!

Hoje vou postar aqui o pão de calabresa que fiz para o mesversário da minha filha. Olha, sinceramente, ficou melhor do que eu imaginava! Até porque fiz com uma farinha sem glúten, e essas farinhas às vezes são mais complicadas! Mas o pão ficou maravilhoso! Fiz esse pão sem glúten porque minha irmã não pode comer glúten, então sempre me interesso em desenvolver receitas gostosas para quem não pode com trigo, aveia, cevada, centeio e malte!

Para começar a conversa, usei a Farinha Sem Glúten, da marca Aminna. Encontrei nas Casas Pedro, aqui no Rio, mas sei também que é vendida no Mundo Verde. Essa farinha me surpreendeu, é ótima de trabalhar e o resultado fica perfeito!


Ingredientes:

2 xícaras (de 200ml) de Farinha Sem Glúten Aminna
3 ovos
200 ml de leite
150 ml de óleo
1 colher de sopa de manteiga
300 gramas de calabresa 
1 colher de chá de sal
1 dente de alho triturado
pimenta do reino a gosto
50 gramas de parmesão ralado
1 colher de sopa de fermento químico (aquele comum para bolo)

Comece cortando a calabresa em rodelas, e depois corte as rodelas em um "jogo da velha", para formar quadradinhos. Coloque a calabresa num prato e leve ao microondas em potência máxima por 3 minutos. Ela vai cozinhar, dar uma tostadinha, e soltar uma gordureba! Reserve.

Bata no liquidificador os 3 ovos, o óleo, a manteiga,  o leite, o alho triturado, o sal e o queijo parmesão. Passe essa mistura para um bowl e acrescente as duas xicaras de FSG e misture com um fouet. Depois acrescente os cubinhos de calabresa e mexa com uma colher. Por último coloque o fermento, e mexa delicadamente. Passe para um refratário untado com manteiga. A mistura fica assim:

Asse em forno preaquecido, a 200 graus, por uns 30 minutos, ou até a superfície estar dourada. Não precisa pincelar gemas em cima, fica bonito assim mesmo, sem pincelar nada!


Olha que delícia!!! Ficou muito bom mesmo, acabou rapidinho na festa! E muita gente comeu achando que era um pão normal, feito com farinha de trigo, não deu nem para notar a diferença! 
Outro dia fiz o mesmo pão com farinha de trigo, e deu certo também. Vou postar a receita num outro post!

Beijos!!!