Domingo é dia de Bolo!

Já que o blog é sobre culinária também, um dos meus assuntos preferidos, vou falar hoje de bolos. Gosto de bolos simples de fazer, mas não menos gostosos... Aqueles bolos que tem que bater as claras em neve, depois a massa também na batedeira, depois juntar tudo misturando na mão, delicadamente, e blá blá blá, não são para mim. Eu até faço bolos assim, mas bom mesmo é bolo de liquidificador. Melhor ainda é o bolo de fouet! Nessa categoria, entre meus preferidos estão um bolo de laranja, receita da Vovó Stella, minha sogra, um bolo de chocolate, que foi tirado do site Panelaterapia, que adoro, e um bolo tipo formigueiro, só que com chocolate meio amargo, também do +Panelaterapia. Todos esses três bolos são fofinhos, maravilhosos e dispensam a batedeira!
E hoje, como é domingo, vou falar do Bolo de Chocolate, my favorite!

Ingredientes:
200 ml de leite
180 ml de óleo (pode ser soja, milho, canola... só azeite é que não vale porque deixa gosto...)
2 ovos
2 xícaras (de 200ml) de farinha de trigo
1 xícara (de 200ml) de açúcar
1 xícara (de 200ml) de Nescau
1 colher de sopa de fermento em pó

Para a cobertura:
1 caixa de 200 ml de creme de leite (eu uso o Elegê porque é bem denso)
170 gramas de chocolate meio amargo (uso o Amaro, da Lacta, que é 43% cacau)

Modo de preparo:

Antes de começar, siga esta dica de ouro: Pegue uma forma redonda (eu uso a com furo no meio), unte com manteiga, enfarinhe e coloque na geladeira, enquanto você prepara a massa. Gelar a forma untada e enfarinhada ajuda bastante a desenformar o bolo!

Bata no liquidificador todos os ingredientes molhados: leite, óleo e ovos. Ainda no liquidificador, acrescente o açúcar e o Nescau. Passe tudo para uma tigela e misture a farinha com o fouet e por último o fermento. Despeje a massa na forma untada, enfarinhada e gelada. Asse no forno pré aquecido, em temperatura média. No meu forno, com a forma redonda de furo no meio, são 35 minutos certinho. Mas cada forno é um forno, tem que testar a massa com um palitinho pra ver se já está bom. Mas com certeza são pelo menos 30 minutos no forno.

Para a cobertura, eu pico com a mão e derreto no microondas a barra de chocolate. Coloque 30 segundos em potência máxima, tire e mexa com uma colher. O chocolate vai estar ainda no mesmo formato, só que mole. Se precisar, repita o processo mais uma vez. Misture uma caixinha de creme de leite, e você terá uma cobertura maravilhosa de chocolate! Bem escurinha, não muito doce, uma linda ganache! Ah, quando acrescentar o creme de leite, não bata, só misture com uma colher mesmo, para não aerar o creme. Depois, é só espalhar em cima do bolo! Uma MARAVILHA!!!




A foto é antiguinha e não está profissional, mas é só para vocês terem uma idéia de como fica o bolinho!

Bom domingo!


0 comentários :

Postar um comentário