Brownie de Chocolate com lasquinhas de Chocolate Branco

Boa noite, gente! Esse fim de semana fiz algumas gostosuras, que vou postar aqui para vocês durante a semana. Entre outras coisas, fiz esse brownie do livro Panelinha, da Rita Lobo, aquela do Cozinha Prática do GNT. Adoro esse livro, é ótimo!!!
O Brownie ficou macio, saboroso, muito bom! Eu particularmente até prefiro um brownie mais amargo, mas esse ficou muito gostoso também! Bom, vamos à receita?

Ingredientes:

200 g de manteiga em temperatura ambiente
200 g de chocolate meio amargo (40 a 50% de cacau) em barra (atenção: as barras de chocolate hoje em dia vem com 170 ou 150 gramas de chocolate, então é uma barra e mais um pouco)
3 ovos
1 xícara e meia (xícara de 240ml) de açúcar
2 xícaras  (xícara de 240ml) de farinha de trigo
3 colheres de chá de fermento em pó
170 g de chocolate branco
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma

1) Preaqueça o forno a 200 graus, unte e enfarinhe uma forma retangular.

2)Peneire a farinha e o fermento, pique grosso o chocolate branco e misture na farinha e o fermento. Reserve.

3)Pique o chocolate meio amargo com as mãos, em quadradinhos, coloque num bowl, junto com os 200 g de manteiga e leve ao microondas por 30 segundos. Tire e misture bem. Volte ao microondas por mais 30 segundos e misture novamente. Essa mistura vai ficar numa consistência de calda. Reserve.

4)Na batedeira, bata os 3 ovos com o açúcar em velocidade alta, por uns 4 minutos, até formar um creme mais esbranquiçado.

5) Desligue a batedeira e vá acrescentando a mistura de chocolate e manteiga a esse creme de ovos e açúcar, misturando aos poucos e delicadamente, com uma espátula.

6) Nesse creme de chocolate que se formar, acrescente a mistura de farinha, fermento e chocolate branco picado aos poucos, mexendo com uma espátula delicadamente.

7) Coloque numa forma retangular untada e enfarinhada e asse por uns 30 minutos em forno preaquecido, a 200 graus.


IMPORTANTE: O ponto do brownie não é quando o palito sair limpo, e sim quando ele endurecer por cima mas o palitinho sair sujo! Se sair limpo, o brownie fica seco, e não cremoso como deve ser!
Então fique de olho no forno! A partir de 20 minutos, dê uma espetadinha no brownie, se já tiver endurecido por cima e cremoso por dentro, pode tirar do forno. Deixe esfriar para depois comer, ele precisa desse tempo de descanso. Se quiser comer quentinho, deixe o brownie esfriar e esquente na hora de comer, por 20 segundos no microondas! Fica delicioso!!!!

Obs: Se você não tiver o chocolate branco em casa, faça sem, porque vai ficar bom do mesmo jeito!



0 comentários :

Postar um comentário