Introdução à papinha salgada

Olá! Hoje vou escrever sobre como aconteceu a introdução alimentar da minha bonequinha no mundo das papinhas salgadas!
No curso de gestantes que fiz, fui orientada a fazer a papinha salgada com um legume branco, um laranja ou amarelo e um verde, e mais uma proteína, que seria o caldo de carne ou frango (caldo natural, claro!). Fui orientada também a usar uma pitadinha de sal e um pouco de alho, cebola e óleo ou azeite, para refogar a carne.
Então a receita seria essa, por exemplo:
batata inglesa + cenoura + chuchu+ caldo de músculo + óleo, alho, cebola e sal.
Isso foi quando eu estava grávida, no curso para gestantes.
Já quando minha filha tinha cinco meses, e em breve eu voltaria a trabalhar, a pediatra me orientou basicamente do mesmo jeito, a história das 3 cores de legumes, o caldo da carne e um tempero suave, para ir acostumando. Uma coisa que ela ressaltou foi que a papinha não era para ser estilo "vigilantes do peso", tinha que ter um pouco de óleo ou azeite sim, as crianças precisam e faz parte de uma alimentação saudável.
Então comecei assim... Fiz a tal papinha como mandava o figurino e minha filha o-d-i-o-u! Não comeu nada, cuspiu tudo... E olha que estava bem gostosa. Mas estava gostosa para o nosso paladar, e não para o paladar delicado e com pouca informação como é o paladar do bebê. Tentei essa papinha algumas vezes e não deu certo mesmo...
Aí resolvi tentar a papinha Nestlé, para ver o que acontecia. Tirei a papinha do potinho, esquentei e coloquei no pratinho dela. Foi mágico! Ela abriu uma boca de jacaré e comeu tudo! Fiquei feliz e passada ao mesmo tempo...
Intrigada, resolvi experimentar a papinha da Nestlé e vi que ela tinha um gosto de... nada! Nada de sal, nada de temperos... Gosto de nada! E todos os bebês adoram! Se você é mãe sabe disso, e se não é, pergunte para sua amiga que tem filhos se eles não amam a papinha da Nestlé...
Comentei isso com a pediatra, e ela concordou comigo que a papinha é bem sem gosto mesmo...e que as crianças amam!
A partir desse momento resolvi dar uma pesquisada e vi mães e pediatras que orientavam a não usar sal algum e nem temperos... Resolvi testar a tática e deu certo! A minha filhota começou a aceitar bem melhor a papa salgada! Claro, não era com aquele bocão que ela faz para a da Nestlé, mas ela come bem direitinho!
Fui tentando várias combinações e no início realmente não colocava nada de sal nem temperos. Hoje, como faço uma quantidade maior para congelar, coloco uma pitada de sal e um terço de cebola picadinha, e ela já aceita muito bem. O alho realmente eu nunca mais tentei, o gosto é muito forte. De todas as combinações que testei, teve uma que foi campeã, que ela abre um bocão e fica esperando a colher! Hahahaha! Como o post já está enorme, vou dar a receita e explicar tudo no próximo post!

Beijos!

Atualização: a receita da papinha está neste post. :)

0 comentários :

Postar um comentário