A papinha mais gostosa de todos os tempos!

É a papinha mais gostosa de todos os tempos no gosto da minha filha, claro! Mas espero que seus filhos gostem bastante também! Ela é toda feita com ingredientes naturais, sem glúten e sem lactose. Minha bonequinha a princípio não tem nenhum problema de alergia, mas como tenho uma irmã que tem doença celíaca, questionei a pediatra a respeito e ela me orientou a não dar glúten a minha filha até um ano de idade. Disse que o glúten não faz falta alguma, e que essa conduta pode prevenir intolerâncias futuras, em crianças com ou sem histórico na família! Achei ótimo poder prevenir! Fica a dica para as mamães!

Ah, falei sobre a introdução alimentar da minha filha aqui.

Vamos aos ingredientes:

400 g de batata baroa cortada em pedacinhos, sem casca
400 g de abobora madura cortada em pedacinhos, sem casca
1 abobrinha sem casca, cortada em pedacinhos
carne de 2 coxas e sobrecoxas de frango, sem pele e sem osso.
1 fio de azeite
1 pitada de sal
1/3 de uma cebola pequena cortada em pedaços bem miudinhos.

Numa panela grande, refogue a carne do frango, cortada em pedaços, com um fio de azeite, uma pitada de sal e a cebola picadinha. Depois de refogado, acrescente água, cobrindo o frango e passando uns 3 dedos, mais ou menos. Tampe e deixe cozinhar por 15 minutos. Quando o frango estiver bem cozido, tire quase todos os pedacinhos da água (não jogue a água fora, tire o frango com um garfo ou escumadeira!). Eu deixei o equivalente a duas colheres de sopa cheias de frango na panela com a água, para ser triturado com os legumes depois.
Acrescente os legumes picados na água que cozinhou o frango e, se necessário, um pouco mais de água, para cobrir. Não precisa colocar muita, porque a abóbora e a abobrinha soltam água também. Deixe cozinhando com a panela tampada até os legumes estarem macios. Destampe a panela e deixe secar um pouco da água, se necessário, para a papinha não ficar muito aguada. Depois, é só triturar tudo no mixer!
Nunca jogue a água fora, deixe sempre evaporar, porque se você joga a água fora, está jogando fora também os nutrientes dos legumes e a proteína do frango junto com ela... 

Rendimento: 10 potes de 180 ml. Faço e congelo, fica ótimo! Minha bonequinha amou!
Os potinhos no congelador


Para fazer uma variação da mesma papa, eu cozinhei um pouco de brócolis numa panelinha separada, triturei e coloquei um pouco desse purê de brócolis em 4 potinhos com a papinha aí de cima.

Obs: Usei a carne de coxa e sobrecoxa de frango porque acho mais saborosa e mais fácil para fazer o caldo. Mas você pode usar peito também, sem problemas. O frango que eu não triturei na papinha, eu guardei para usar desfiado em alguma outra receita! Não jogue fora! É só temperar e aproveitar!
O potinho da esq. tem brócolis, o outro é a receita original!


Se você achou a receita muito grande, corte todos os ingredientes pela metade e faça cinco potinhos, para experimentar!

Bom almoço para os babies! 










0 comentários :

Postar um comentário