Meu primeiro livro de culinária e as primeiras experiências no fogão

Nem lembro quando efetivamente comecei a cozinhar, mas lembro que quando tinha uns 13 anos fazia uma macarronada "espetacular" de molho de tomate pronto com salsichas, para eu e meu pai jantarmos... Sabe que ficava bom? Pelo menos na época eu achava... risos... Minha mãe preferia comer outra coisa, nem lembro...
Mas lembro que minha mãe me deu, quando eu tinha uns dez anos, meu primeiro livrinho de receitas, da Brinque-Book. Ele era todo bonitinho, e veio com umas colheres medidoras fofas! Tenho ele até hoje, depois vou postar uma foto. Sinceramente, lembro de ter lido o livro, mas não sei se cheguei a fazer alguma das receitas... Olhando, até que as receitas são interessantes! Tem uma de frango crocante com Corn Flakes que parece ótima! De repente vou testar, aí posto aqui para vocês.
Outra coisa que eu gostava de fazer, e chamava os amigos para comer, era pão de queijo. Mas fazer a massa mesmo, e não pegar o congelado e colocar para assar... Aliás, quando eu era adolescente acho que nem existia esses pães de queijo congelados... Eu lembro de comer pão de queijo na cantina do colégio, mas era feito lá, com certeza. Até porque cada dia ele estava de um jeito! Hahaha!
Bom, catei num livro de receitas veeeelho que tinha lá em casa (até porque não existia internet como tem hoje, onde tudo se acha no google) uma receita de pipoca de polvilho, que nada mais é do que um pão de queijo sem queijo. Aí coloquei queijo ralado na massa e virou um pão de queijo! Daqueles de assar na forma de empadinha! Muito gostoso!!! 
Não satisfeita, queria reproduzir o pão de queijo do colégio, e procurei uma receita que não fosse de assar em forminhas de empada, queria uma receita de massa mesmo. Achei. Mas quando era adolescente era muito bagunceira, afobada, e não seguia a receita direito. Então cada dia o pão ficava de um jeito. Às vezes duro, às vezes oleoso (eca!!!) e às vezes delicioso! Teve uma vez que ficou tão ruim, duro, gosmento, um pavor, que um amigo jogou tudo pela janela do apartamento, no 7º andar, no telhado da casa da frente! Ainda bem que ninguém morava lá! rsrsrsrsrs
Teve também o primeiro bolo que resolvi fazer. Bolo de Chocolate, para um churrasco da galera do colégio no play do meu prédio. Aí eu já tinha uns 14 anos... Mais uma vez, peguei uma receita e fui! Fui fazendo tudo daquele jeito! Na receita dizia para colocar 100 gramas de manteiga. Peguei Claybom (!?!?!?) e coloquei UMA colher de sopa. UMA!!! Lembro do raciocínio (ou falta de) na época: Pensei: ah, como vou saber quanto são 100 gramas de manteiga... Ninguém deve saber direito... E coloquei uma colher, achando que era mais ou menos isso... Óbvio que o bolo ficou seco, duro, horroroso!
Depois dessa vez entendi que receita é pra ser seguida à risca, para poder dar certo. Só com alguma bagagem  é que dá para mudar uma receita e testar coisas novas... Mesmo assim é sempre um risco. Claro que quando se toma gosto pela cozinha, o desejo é sempre de testar coisas novas, inventar suas próprias receitas, e não ficar só repetindo o que os outros já fizeram... Mas isso vem com o tempo e a experiência!
Ah, quando fizer alguma receita do meu Brinque-book, posto aqui para vocês!
Num próximo post vou falar dos livros de receitas que tenho, dos que mais gosto!
Bom final de semana!





3 comentários

  1. Esse livrinho foi para despertar em vc o gosto pela culinaria,
    ja q as mulheres da familia nao eram muito chegadas.
    Acho q alcansei o objetivo!!! rsrsrs



    S

    ResponderExcluir