Quiche de Presunto com Gorgonzola

Boa noite, pessoal!!!


Hoje vou publicar uma receita fácil e muito gostosa de Quiche de Presunto com Gorgonzola. Na verdade, para fazer essa receita eu me inspirei no livro novo do Gula-Gula, um restaurante aqui do Rio de Janeiro. Lá, tem a receita de quiche de Brie com Damasco, que pretendo fazer em breve. Então adaptei a receita para fazer essa de presunto com gorgonzola. Ficou uma delícia!!!
Para fazer quiche, você vai precisar de uma forma de fundo removível, de preferência aquelas que têm presilhas na lateral, que são as melhores. Falei disso aqui.

Ingredientes para a massa:
1 ovo
200 a 220 gramas de farinha de trigo
100 gramas de manteiga

Ingredientes para o creme básico para quiche:
500 ml de creme de leite fresco ou de caixinha, sem soro
5 ovos
1 pitada de pimenta do reino
1 pitada de sal
1 pitada de noz moscada (opcional)

Ingredientes para o recheio:
300 gramas de presunto cortado em cubinhos (pode ser peito de peru também)
150 gramas de queijo gorgonzola

Modo de preparo:

Misture 1 ovo com 100 gramas de manteiga mole, em temperatura ambiente. Depois vá acrescentando a farinha aos poucos e amasse até ficar homogênea. Abra a massa na forma de fundo removível, com as mãos mesmo, numa espessura fina, chegando até a metade da altura da forma (mais ou menos 2,5 cm). Não precisa untar a forma!!! Coloque a forma com a massa já aberta na geladeira para gelar um pouco, isso vai deixá-la mais crocante quando assar. Enquanto a massa resfria, pique o presunto em cubinhos e esfarele o gorgonzola. 

Depois, bata os ingredientes do creme básico para quiche no liquidificador. Tire a forma da geladeira, espalhe o presunto e o gorgonzola no fundo da massa e derrame o creme básico por cima. Leve para assar no forno pré-aquecido, em 180-200 graus, por mais ou menos uma hora, ou até ficar firme e dourado por cima. Rende de 6 a 8 fatias. Sirva com uma saladinha! 



Bon appétit!




0 comentários :

Postar um comentário