Frango ao Curry

Olá gente! Hoje para o almoço fiz um frango ao curry que ficou divino! Peguei a receita inicial no livro Casa e Comida - Receber com Charme, que ganhei de uma amiga no meu aniversário. Fiz algumas adaptações, porque não tinha cominho e cúrcuma em casa. Então acrescentei cravo e canela, e ficou perfumado, suave, muito gostoso! Parece complicado mas não é, vale a pena tentar!
Me inspirei numa receita desse livro.

Ingredientes:

450 gramas de peito de frango, sem osso
1 caixa de 200 g de creme de leite
1 cebola grande
3 dentes de alho triturados ou amassados
2 tomates grandes e maduros ou 3 pequenos
curry (entre 1 colher de sobremesa e 1 de sopa, dependendo da marca)
pimenta do reino a gosto
canela em pó - 1 colher de café 
10 a 15 cravos da Índia
1 colher de sopa de manteiga
sal

Dica antes de começar: Cada curry varia de intensidade de acordo com a marca, ou se é nacional ou importado. Os nacionais costumam ser mais fracos e os importados costumam ser fortíssimos! Então, coloque primeiro uma colher de sobremesa. No final da receita, você acerta o curry colocando mais, se for necessário. Eu usei, no total, uma colher de sopa. 

Corte o peito de frango em cubos, tempere com sal, pimenta do reino, e a canela (é canela mesmo, aquela que a gente come com banana!) . Deixe descansar na geladeira por  meia hora. Enquanto isso, corte a cebola em pedacinhos, tire a semente dos tomates e corte em pedaços pequenos também. Triture os dentes de alho. Coloque o frango temperado para cozinhar em água, com uns 10 a 15 cravos-da-Índia junto. Não doure o frango antes, é só colocar para cozinhar na água mesmo. Em outra panela maior, doure a cebola e o alho com uma colher de sopa de manteiga. Depois acrescente o tomate picado, um pouco de sal, mais pimenta do reino e o curry. Deixe essa mistura cozinhando em fogo médio-baixo, com a panela tampada, até ficar numa consistência cremosa. Acrescente o frango já cozido, com 2 conchas da água do cozimento, mas sem os cravos-da-Índia. Coloque o creme de leite. Misture e tampe e deixe cozinhar por uns 5 minutos em fogo médio- baixo. Prove e
acerte o sal, a pimenta e o curry. Se precisar, coloque um pouco mais da água do cozimento. É legal quando o prato fica apimentado e com gostinho de curry, então vá colocando aos poucos para não errar na dose! A canela que temperou o frango e os cravos-da Índia dão um toque especial, pode usar nessas quantidades que indiquei, sem medo!
Servi com arroz branco e batata palha, ficou maravilhoso! Dá para servir com arroz e legumes também! Bom apetite!!!





Um comentário

  1. Meu Deus...que delícia! Preciso seguir seu blog... Sou péssima na cozinha haha
    Precisando mesmo aprender umas receitinhas fáceis. Adorei!

    ResponderExcluir