Bolo de chocolate trufado

Hoje queria fazer meu bolo de chocolate preferido, mas com um toque diferente... Aí resolvi rechear o bolo com uma ganache de chocolate e colocar cobertura também! Ficou ótimo!!! Isso de rechear o bolo parece difícil, mas não é! É só usar uma faquinha bem afiada, sem serras, para não esfarelar o bolo. Fácil, fácil!

Ingredientes para o bolo:

2 xícaras (de 200ml) de farinha de trigo
1 xícara (de 200ml) de açúcar
1 xícara (de 200ml) de Nescau
200 ml de leite
180 ml de óleo
2 ovos
1 colher de sopa cheia de fermento.

Unte uma forma de furo no meio com manteiga e enfarinhe. Coloque a forma na geladeira enquanto prepara a massa. Deixar a forma geladinha facilita para que o bolo não grude na forma.
Bata no liquidificador os ovos, o leite, o óleo, o açúcar e o Nescau.
Transfira a mistura para um recipiente e acrescente as 2 xícaras de trigo e misture com um fouet. Acrescente o fermento e misture delicadamente. Coloque a mistura na forma gelada, leve para assar no forno preaquecido, a 200 graus, por mais ou menos 35 minutos. Mas cuidado, cada forno varia um pouco, então com 30 minutos faça o teste do palito e, se sair limpo, desligue o forno.

Para o recheio e a cobertura (ganache)

150 gramas de chocolate meio amargo quebrado em pedaços
1 caixa de creme de leite (200 g)
3 colheres de sopa de chocolate em pó (não é achocolatado!). Eu usei aquele Dois Frades, da Nestlé.

Para fazer o recheio e cobertura, pique o chocolate em quadrados, coloque num bowl, e leve ao microondas por 30 segundos. Acrescente o creme de leite, e leve mais 30 segundos ao microondas. Misture bem até ficar homogêneo. Coloque as 3 colheres de sopa do chocolate em pó, leve mais 30 segundos ao microondas e misture bem, até ficar assim:


Montagem: depois do bolo esfriar, desenforme e coloque em um prato. Com uma faca afiada mas sem serras, corte o bolo desse jeito:

Guarde os pedaços do bolo que você tirou, porque eles vão voltar para tampar o buraco feito. Com uma colher, vá colocando no corte do bolo a ganache. Use metade dela para isso. A outra metade vai ser a cobertura. Depois de rechear o bolo, encaixe os pedaços de massa de volta, e depois cubra com o que sobrou da ganache! Fica divino!!!

Obs: Essa quantidade de ganache dá para rechear e para cobrir o bolo, mas sem exageros. Se você quer um bolo com muito recheio e a calda escorrendo, dobre a receita da ganache e divirta-se!!!



0 comentários :

Postar um comentário