Estrogonofe de carne para o dia a dia

Boa noite, gente! Hoje vou postar aqui uma receita básica de estrogonofe de carne, bem simples de fazer e muito saborosa. Não é aquela receita tradicional, onde a gente tem que flambar a carne no conhaque, mas é fácil de fazer e muito gostosa, boa para o dia a dia. Vamos lá?

Ingredientes:

500 g de filé mignon ou alcatra
1 caixinha de creme de leite (gosto do da Elegê porque é bem denso)
3 colheres de sopa de ketchup
3 colheres de sopa de molho inglês
1 dente de alho triturado
1 cebola pequena ou meia cebola média cortada em pedaços bem pequenos
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
100 g de champignon cortados ao meio, ou fatiados
1 a 2 colheres de sopa de óleo ou azeite

Limpe a carne e corte em tirinhas ou em cubinhos. Tempere com sal e um pouco de pimenta do reino.
Coloque um pouco de óleo ou azeite em uma panela grande, para poder espalhar a carne, e quando o óleo estiver quente, doure rapidamente os pedacinhos de carne com o alho e a cebola. Não precisa dourar por muito tempo para a carne não ficar ressecada. Junte o ketchup, o molho inglês e o champignon cortado ao meio ou fatiado. Deixe cozinhar por uns 2 minutinhos e acrescente o creme de leite. Mexa e deixe cozinhar mais uns 2 minutos, só para pegar o sabor e o molho engrossar um pouco. Acerte o sal e está pronto! Sirva com arroz e batata palha, batata frita ou  batata sauté!

Obs: Esse molho do estrogonofe não fica super grosso ou muito cremoso, porque não vai farinha de trigo nem amido de milho (maisena). Se você preferir engrossar o molho, recomendo diluir uma colher de sopa rasa de maisena em 1/3 de copo de leite, e acrescentar junto com o creme de leite. Mexer até engrossar. Não coloque a maisena direto na panela, sem dissolver antes, porque vai empelotar tudo e estragar seu molho!

Ah, e uma questão de português: Maisena, que é o amido de milho, é com "s" e a Maizena com "z" é a marca registrada de um fabricante de amido de milho.  Cultura geral é sempre bom, né, gente?


Bom apetite!!!


0 comentários :

Postar um comentário