Bolinho de arroz sem glúten

Olá pessoal! Essa receita é ótima para aproveitar aquele arroz que sobrou do almoço! Esse bolinho de arroz fica delicioso, muito bom para um lanche ou para servir como petisco. Fiz com polvilho doce de propósito, para ele ser sem glúten mesmo. Mas se você não tem restrição ao glúten, pode fazer com farinha de trigo, fica bom também. Só não sei dizer ao certo a quantidade, vá colocando uma colher de cada vez até dar o ponto! E se você não sabe o que é glúten, dá uma olhadinha aqui.

Vamos lá!
Ingredientes:
1 xícara de arroz cozido
1 ovo
6 a 7 colheres de sopa de polvilho doce
1 colher de sopa de  leite em pó dissolvido em 5 colheres de sopa de água
25 g de queijo parmesão ralado
1 colher de café de sal
1 colher de café de fermento químico
pimenta do reino a gosto

Num recipiente, bata o ovo até misturar a gema e a clara. Acrescente o arroz cozido, o sal, um pouco de pimenta do reino e misture. Acrescente o queijo ralado e o leite dissolvido na água. Vá acrescentando aos poucos o polvilho doce, colher a colher, e vá mexendo, até ficar numa consistência mais firme. Sove um pouco com as mãos, até ficar com esse aspecto:

Coloque uma colher de fermento e misture com as mãos. A massa não chega a soltar totalmente das mãos, fica um pouco grudenta mesmo. Mas o ponto é quando você conseguir modelar bolinhos sem eles se desmancharem.

Molde os bolinhos com a ajuda de duas colheres de sopa. Pegue uma colherada de massa (não encha muito a colher para o bolinho não ficar muito grande) e com a outra colher dê uma achatadinha nela. Tipo um bolinho mais achatadinho. Frite em um pouco de óleo quente, dos dois lados, até dourar! Fica divino!!! Dá para servir puro, com manteiga, com queijo ralado por cima, etc! 
Rende entre 12 e 15 bolinhos!


0 comentários :

Postar um comentário