Bolo de banana caramelizada

Boa noite, gente!
Hoje fiz um bolo de banana invertido, que fica com a banana caramelizada por cima, e ficou um espetáculo! E é simples de fazer!

Ingredientes para a cobertura:

4 ou 5 bananas prata maduras
1 xícara (de 200ml) de açúcar
100 ml de água
2 colheres de sopa de manteiga com sal

Ingredientes para o bolo:

3 ovos
2 xícaras (de 200ml) de farinha de trigo
2 xícaras (de 200ml) de açúcar
180 ml de óleo
200 ml de leite
1 colher de sopa de fermento.

Modo de preparo:

Unte e enfarinhe uma forma redonda sem furo no meio, ou uma forma retangular. Numa panela não muito pequena, coloque 1 xícara de açúcar e vá mexendo em fogo médio até ele  ficar amarelado - caramelo. Quando o açúcar estiver todo derretido, coloque 100 ml de água fervente. Vá mexendo até dissolver e fazer uma calda. Desligue o fogo e acrescente as duas colheres de sopa de manteiga gelada, e vá mexendo até dissolver. Corte as bananas em rodelinhas. Coloque a calda na forma e depois as rodelas de banana, assim:

Para a massa, bata os ovos, o açúcar, o leite e o óleo no liquidificador, até misturar bem. Passe para um bowl, acrescente as duas xícaras de farinha aos poucos, misture com um fouet, e por último o fermento. Despeje a massa por cima das bananas e do caramelo e asse em forno preaquecido, a 200 graus, por 35-40 minutos.
O segredo para desenformar esse bolo sem quebrar ou grudar é desenformá-lo ainda quente. Tire do forno, e espere uns 5 minutos, até você conseguir segurar a forma sem se queimar. Conseguiu segurar, é só desenformar! Olha que lindão ficou!!!









0 comentários :

Postar um comentário