Éclair de chocolate

Hoje vou dar a receita para vocês da massa choux (se fala massa chú), que é a massa da eclair, ou bomba, das carolinas e profiteroles. Essa massa é uma delícia, mas é mais complicadinha de fazer do que as coisas que eu costumo postar aqui no Blog. Mas vale tentar, se seguir o passo a passo direitinho dá certo! Essa receita eu tirei do livro do curso de confeitaria que estou fazendo no SENAC.

Ingredientes:

75 g de manteiga sem sal
150 ml de água
1 pitada de sal
1 pitada se açúcar
100 gramas de farinha de trigo
2 ovos grandes.

Peneire a farinha de trigo e reserve. Coloque, numa panela, a água, a manteiga, o sal e o açúcar e ferva até a manteiga derreter. Abaixe o fogo e adicione a farinha peneirada na panela, de uma vez só, e vá mexendo, até  ficar uma massa homogênea, desgrudar do fundo e secar um pouco. Isso leva de 1 a 2 minutos. Agora passe essa massa para a batedeira e vá batendo com o batedor de raquete, na velocidade mínima, até parar de sair vapor da massa. Isso é importante para secar e esfriar um pouco a massa. Quando parar de sair vapor, acrescente um ovo de cada vez, sem parar de bater, até ficar uma massa cremosa mas consistente  o suficiente para ser moldada com um saco de confeitar.
Esse é o ponto da massa, chamado de ponto de fita:

Se a massa ficar dura, acrescente mais um ovo.
Com a massa pronta, é só colocar num saco de confeitar, usar o bico que você preferir e dar o formato que quiser! Pode ser compridinha, para fazer uma éclair (bomba) ou em bolinhas, para fazer profiteroles ou carolinas. Profiteroles são bolinhas recheadas com sorvete, e as carolinas são recheadas com doce de leite e polvilhadas com açúcar! Delícia!!! Eu amo carolinas!
As bombinhas assando no forno

Leve para assar numa forma untada com manteiga derretida, por uns 20 minutos, ou até que fiquem levemente douradas. Forno preaquecido, a 200 graus. A massa cresce e fica oca, para poder ser recheada, então dê um espaço entre elas na forma. A massa , depois de assada, tem que ficar durinha. Quando tirar ela do forno, deixe secando, esfriando, para ela pode ser recheada. Para rechear, você pode cortar o doce ao meio, ou fazer um furinho com um bico de confeitar e rechear por dentro.
Depois de assadas
Recheios: Pode ser chantilly, creme de confeiteiro, doce de leite ou uma ganache de chocolate, que foi a minha opção. Fiz uma ganache mais firme, com 300 g de chocolate meio amargo e 1 caixinha de 200 ml de creme de leite. Para ver como se faz uma ganache, clique aqui.

Se você quiser fazer uma éclair de creme, pode usar essa receita de creme de baunilha, que fica ótimo!


A éclair (bomba) já pronta, recheada e coberta com ganache de chocolate! Delícia!!!


Rendimento: 30 bombinhas pequenas, como a da foto, ou 15 grandes, como as de padaria.

0 comentários :

Postar um comentário