Tartelete de limão!

Essa tartelete fica deliciosa também!!! E é até mais fácil de fazer que a de chocolate que eu mostrei aqui, porque o recheio de limão é facílimo! E a massa é a mesma! Sinceramente, difícil saber qual fica mais gostosa! Aí é da vontade do dia, limão ou chocolate?!?!

Ingredientes para a massa: 

125 gramas de açúcar
250 gramas de farinha de trigo
125 gramas de manteiga sem sal
1 ovo

Obs: O ideal, na confeitaria, para a receita dar certo, é pesar os ingredientes na balança, principalmente açúcar e farinha. E uma balança de cozinha custa barato! Existem modelos a partir de 30 reais. Vale o investimento!

Modo de preparo:

Bater a manteiga gelada e cortada em cubos com o açúcar, na batedeira, até ficar homogêneo. Acrescentar o ovo e bater mais um pouco. Desligar a batedeira, acrescentar a farinha peneirada e mexer com uma colher de pau, e depois com as mãos. Faça uma bola com a massa, embrulhe em papel filme, e leve à geladeira, por pelo menos 1 hora antes de abrir nas forminhas. Nessa etapa você pode guardar a massa por até 24h na geladeira, sempre embrulhada no filme, assim:

Depois de uma hora, fazer bolas do tamanho de uma bola de pingue-pongue e ir abrindo a massa nas forminhas, com os polegares, desse jeito (não precisa untar as forminhas): 
Tente abrir a massa bem fininha. Depois, faça vários furinhos com um garfo no fundo da massa, para não estufar,  e leve ao forno preaquecido, entre 180-200 graus, por uns 20 minutos, ou até a massa ficar douradinha, assim:



Agora é só esperar esfriar, para a massa ficar crocante, e colocar o recheio que você preferir. A massa assada pode ser congelada sem o recheio. 

Recheio para a tartelete de limão:

1 lata de leite condensado
80 a 100 ml de suco de limão coado (vai depender se você gosta mais forte ou fraco. Coloque 80 ml e experimente. Se quiser, coloque mais um pouco, até chegar a 100 ml.)
raspas de limão para decorar as tarteletes.

Modo de preparo:

Misture o leite condensado com 100 ml de suco de limão coado, até ficar homogêneo. Não vai ao fogo. É só misturar mesmo. Está pronto!!! Distribua com uma colher pelas tarteletes, decore com um pouquinho de raspas de limão, e leve a geladeira para ficar geladinha! Hummm!!!!





2 comentários