O Prazer da Leitura

Na postagem de hoje, da Blogagem Coletiva #52semanasdegratidão, queria escrever sobre algo diferente. E lembrei de um prazer que recuperei há pouquíssimo tempo, mas que voltou com força. O prazer da leitura.

Desde pequena gostava de ler livros, revistinhas, até bula de remédio... Li muito na infância, adolescência e início da juventude. Lia com prazer os clássicos que os professores recomendavam no colégio, era sócia da Biblioteca Municipal de Joinville, minha cidade natal, pegava livros na biblioteca do Colégio, adorava a Livraria Midas, a maior da minha cidade, enfim... eram muitas leituras!
Chegava do colégio, almoçava,  escovava os dentes e me jogava de bruços na cama com meu livro do momento, para ler uma meia hora antes de  ir para o curso de inglês, ou para algum outro compromisso...
E nesses anos li muitas coisas bacanas, de diversos gêneros... Até que, mais ou menos no meio da faculdade de Direito, começaram as cobranças para ler livros jurídicos... Comecei a trabalhar... Então eu trabalhava durante o dia, fazia a faculdade à noite e o tempo que me sobrava para ler gastava com estudos para a faculdade e para futuros concursos. Quem já estudou para concurso sabe, todo o tempo livre que você tiver para ler, vai ser de leitura jurídica. E assim os romances, suspenses e contos foram deixados de lado, durante anos!
Só quem estuda para concurso sabe a culpa que se sente ao ler qualquer coisa que não seja estudo. Você se sente eternamente culpado por estar "perdendo seu tempo lendo bobagens." E assim os anos se seguiram.
Quando finalmente me dei conta de que estava cansada de estudar e conformada com o concurso que eu já tinha passado, parei de estudar e fazer cursos. Estudava só para trabalhar, mas não no ritmo frenético que é o estudo para concursos.
E os meus livros queridos? Continuaram esquecidos... Tinha perdido o hábito da leitura! Que coisa horrível! E passei anos assim, me divertindo com filmes, séries, internet e outras coisas, mas os livros ficaram um bom tempo esquecidos!
Até que, em 2016, uma amiga do trabalho que lê muito foi me recomendando uns livros, sugeriu alguns, deu outro de presente, e eu recomecei a ler com prazer de novo, e vi o quanto esse hábito me fez falta!
Quando você está envolvido num livro, numa boa história, não existe preocupações, ansiedade, depressão, você está com a cabeça mergulhada naquele mundo e, por momentos, consegue se afastar das preocupações e aborrecimentos diários. Ler é uma verdadeira terapia!
Então, essa semana escrevo para dizer que estou grata por ter recuperado o prazer de ler. E, daqui por diante, todo livro bacana que eu ler,  vou resenhar por aqui!




15 comentários

  1. Que legal Renata!
    Gosto de ler estou tentando ver como fazer um grupo para trocas ou indicação de livros já lidos. Uma ótima semana e até breve
    Sônia
    www.lugaresdicasecuriosidades.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Renata!
    Que bacana seu post!
    Eu AMO ler e concordo com você, ler é uma terapia!
    Parabéns e vamos ler mais este ano :)
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Renata. Que maravilhosa reconquista! A leitura é mesmo um dos melhores hábitos que podemos cultivar e retoma-lo vai lhe promover viagens maravilhosas, com certeza. Desejando, pois, que esta semana seja de boas leituras, deixo aqui meu abraço fraterno. Até breve.

    ResponderExcluir
  4. Renata,

    Li bastante ano passado, mas ainda não peguei no livro esse ano.
    Sua postagem foi um pequeno puxão de orelha pra mim. Rs
    Acho que vou agradecer muito quando voltar ao hábito da leitura.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Puxa, esta postagem me fez pensar o quanto eu ando relapsa com a leitura. Ainda estou na vibe de internet, filmes, etc... e tenho muitos livros comprados, esperando para serem lidos...
    Quem sabe não volto logo ao meu antigo hábito, que sinto até vergonha em confessar que está abandonado.
    Beijos,
    Ana
    www.viagensebeleza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que dar o primeiro passo e começar... Senão a gente fica adiando, adiando... Eu estava assim tb, por anos! Vc vai conseguir! Bjs!

      Excluir
  6. Ler é algo que nos faz muito bem e recuperar gostinho de leitura que estava adormecido , um belo motivo pra agradecer! Linda semana! bjs, chica

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, querida Renata!
    Cada vez que uma amiga toma de novo o gosto pela leitura, vibro do lado de cá pois novos rumos serão tomados pois ler é alargar horizontes...
    Gostei muito da imagem que usou, muito significativa...
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
  8. Olá Renata!
    Eu também estou recuperando o hábito pela leitura!
    Eu lia muito quando mais nova e de um tempo para cá acabei relaxando perdendo o interesse.
    Sempre amei ler, já passei noites com a cara no livro e o coração na boca pra sabera o final!É muito bom esse sentimento!
    Realmente quando mergulhamos pelas páginas de um livro entramos em outra dimensão Onde você faz parte da estória!
    Bjooo linda. ...

    ResponderExcluir