Bolo de Brigadeiro sem glúten!

Bom dia, pessoas!
Esse bolo ficou lindo, e gostoso! E é totalmente sem glúten. O segredo para cozinhar sem glúten é, antes de tudo, verificar todos os ingredientes que serão usados, ler o rótulo. Porque tem chocolate em pó com glúten, chocolate em pó sem glúten, etc. Tem que verificar mesmo! Então nesta receita vou citar as marcas usadas, para não haver enganos!

Para esse bolo eu usei:

2 xícaras de 200 ml de farinha sem glúten da marca Amina
3 ovos
180 ml de óleo (de milho, de soja...)
200 ml de leite
1 colher de sopa de fermento em pó Royal
1 xícara de 200 ml de chocolate em pó da Nestlé (Dois frades)
2 xícaras de 200 ml de açúcar
manteiga ou margarina para untar a forma

Para a calda:

180 ml de água
2 colheres de sopa de chocolate em pó da Nestlé (Dois frades)
3 colheres de sopa de açúcar

Para o recheio:

1 lata de leite moça
3 colheres de sopa de chocolate em pó da Nestlé (Dois frades)
1 colher de sopa de manteiga ou margarina

Para a cobertura:

1 lata de leite moça
3 colheres de sopa de chocolate em pó da Nestlé (Dois frades)
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1/2 caixinha de creme de leite

Parece complicado de fazer, mas não é! Vamos lá!

Bata o liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo, o leite e o chocolate em pó. Transfira para um bowl e misture a farinha sem glúten e o fermento. Asse numa forma untada com manteiga e enfarinhada com a farinha sem glúten. Eu usei uma forma de 20 cm, alta, para o bolo ficar bem alto. Se a sua forma for baixa, use uma de 25 cm. Na verdade usei a técnica de assar o bolo no aro, que falei aqui. Essa técnica é ótima para fazer bolos de festa, que era o caso desse.
Como assei numa forma alta, comecei no forno preaquecido a 200 graus, por 30 min. Depois abaixei para 180 graus, por mais 20 minutos. Agora o tempo varia muito de forno para forno e do tipo de forma que você usa. Então tem que ficar de olho!

Enquanto o bolo assa, faça a calda: Coloque os ingredientes numa panelinha, misture, e leve para ferver. Quando ferver e levantar, pode desligar o fogo. É bem rápido mesmo.

Faça o brigadeiro do recheio, em ponto de enrolar. Separe um pouco e enrole 8 brigadeiros para decorar. O resto vai para o recheio.

Quando o bolo esfriar bem, desenforme, corte ao meio para rechear, e com uma colher, coloque um pouco da calda nas duas metades. Vai sobrar calda, não é para usar tudo, é só para umedecer um pouco o bolo. 

Coloque o recheio de brigadeiro e monte o bolo. 

Faça a cobertura assim: coloque os ingredientes numa panela e mexa até o ponto de brigadeiro mole. Despeje quente em cima do bolo, para a cobertura escorrer de forma uniforme. Espere esfriar um pouco e decore com os brigadeiros enrolados! Ufa!!!!

Delícia!!!!





0 comentários :

Postar um comentário