Panquecas Americanas!

Oi pessoal! Sempre gostei daquelas panquecas americanas, fofinhas, que se come com mel, manteiga, sabem? Aquelas, do desenho do Picolino ou Chilly Willy... Aí toda vez que viajava ficava catando no café da manhã do hotel aquelas panquequinhas... Sonhando com o cheiro delas... hummm!!! Aqui no Brasil, em restaurantes, quase nunca vejo! Um dia, tomei vergonha na cara e resolvi buscar na internet uma receita dessas panquecas. Eu, que tenho gosto por cozinhar, nunca tinha pensado nisso! Vai entender... Bom, achei várias receitas, umas fáceis, outras mais chatas e outras que dava para fazer umas 500 panquecas por vez. Tipo assim: 500 gramas de farinha, 6 ovos, etc... O que para mim não iria funcionar, já que aqui em casa somos só dois adultos comensais. Então adaptei várias receitas e criei a minha própria, que eu particularmente gostei bastante. Fácil, rápida e rende 4 panquecas, o ideal para duas pessoas. Bom, então vamos ao que interessa!



Ingredientes:
1 ovo
200 ml de leite
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1 xícara (de 200ml) de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colherzinha de café de sal
1 colher de sopa rasa de fermento 

Modo de preparo:

1) Derreta as duas colheres de sopa de manteiga numa frigideira, em fogo baixo para não queimar. Use a frigideira que você vai usar para fazer as panquecas, porque ela já fica untada com a manteiga... 
2) Bata o ovo numa tigela com o fouet. Acrescente os outros ingredientes molhados: leite, baunilha e a manteiga derretida e misture.
3) Acrescente os ingredientes secos: açúcar, sal, a farinha e por último o fermento.
Misture tudo e a massa está pronta!

Para fritar, coloque uma concha de massa numa frigideira pequena ou média (a minha tem 18 cm de diâmetro), em fogo médio-baixo e tampe, para cozinhar melhor. Quando criar uns furinhos, vire com uma escumadeira para dourar o outro lado. É rapidinho mesmo!!!
Numa frigideira do tamanho da minha (18 cm) a receita dá para 4 panquecas, certinho.
Elas ficam leves, fofinhas e com um sabor super suave! Dá para servir com manteiga, mel, requeijão, cream cheese, maple syrup, canela, etc...

Ah, eu faço uma versão salgada dessa panqueca, com presunto, que fica DI-VI-NA. Vai ficar para um próximo post. ;)

Dica: dá para acrescentar canela na massa também, fica muito gostoso! Mas eu prefiro a original...
Outra coisa: até acho que dá para usar margarina (não becel) na receita, mas a manteiga faz toda a diferença... Aliás, margarina para mim não serve para nada e deveria ser abolida! Nada com margarina fica mais gostoso e o mito de que ela faz menos mal que a manteiga já caiu por terra faz tempo...

Bom lanche para vocês!




0 comentários :

Postar um comentário