Você sabe o que é glúten?

Glúten é uma proteína encontrada em alguns cereais, como trigo, aveia, malte, cevada e centeio. Então, na alimentação ocidental, o glúten é quase onipresente. É só você pensar: pão, pizza, cerveja, biscoitos, bolos, alguns chocolates, mix de cereais, qualquer coisa que seja empanada, lanches tipo salgadinho, sanduíches, etc... todos esses alimentos contém glúten! E você deve estar se perguntando: Qual a importância desse papo?
O ponto, aqui, é divulgar a informação: O glúten é uma proteína, presente em muitos alimentos, e existem pessoas que não podem ingeri-lo! Trata-se da Doença Celíaca, uma intolerância permanente ao glúten, em pessoas com uma tendência genética para tal.  A Doença Celíaca é uma condição séria, não é frescura! Geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, podendo, entretanto, surgir em qualquer idade, inclusive na vida adulta. O diagnóstico às vezes é complicado, mas pelo menos o tratamento não é medicamentoso e sim uma dieta totalmente isenta de glúten. 
O que é bom por um lado (não precisar tomar remédios para o resto da vida), é complicado por outro, porque fazer uma dieta isenta de glúten para sempre pode ser trabalhoso, principalmente se as pessoas não entendem e não ajudam. Mas dá! Com o apoio da família, dos amigos, e com a conscientização da população tudo fica mais fácil. 
Sobre este assunto posso falar com propriedade, porque tenho uma irmã celíaca, hoje adulta, com uma vida totalmente normal, feliz, mas lá nos anos 80-90 eu lembro da dificuldade enorme que meus pais tiveram para obter um diagnóstico e começar um tratamento efetivo.
E posso dizer: só a dieta vai fazer o celíaco ficar bom, se sentir melhor, levar uma vida normal. Não, não é frescura!  É uma necessidade, assim como o diabético não pode comer açúcar. E o meu objetivo aqui, como eu já disse, é divulgar informação, mas não só para quem tem a intolerância. Quero divulgar para o público em geral, porque a informação é a melhor forma de facilitar a vida de quem não pode comer glúten. 
Você já notou que no rótulo de todos os alimentos industrializados existe a expressão "não contém glúten" ou "contém glúten"? Essa foi uma medida do governo, através da  Lei 10.674/03, de prevenir e controlar a doença celíaca.
Como a proposta do Blog é também falar sobre maternidade, vou contar aqui a orientação que tive da pediatra da minha filha em relação ao glúten na dieta dela. Comentei do caso de doença celíaca na família, e ela me orientou a não dar nada com glúten para minha filha, até 1 ano de idade, pelo menos. Disse que não faz falta alguma, e que normalmente recomenda essa conduta mesmo para quem não tem histórico familiar da doença. Ela disse ainda que a ingestão tardia do glúten pode reduzir a chance de desenvolver a intolerância. Saí satisfeita do consultório, feliz em poder tentar prevenir de alguma forma.
Simbolo universal de não contém glúten
Outra coisa: como adoro cozinhar, e sempre coloco receitas por aqui, toda vez que uma receita não tiver glúten, vou usar o marcador "sem glúten", para facilitar a pesquisa no blog. Então, para os interessados, é só digitar sem glúten lá na caixinha da busca do blog, que as receitas serão listadas.

Boa Páscoa!!!

0 comentários :

Postar um comentário