Bolo de Chocolate sem glúten!

Boa noite, gente!
Outro dia vi no Cozinha Prática, da Rita Lobo, essa receita de bolo de chocolate sem glúten, feito com farinha de castanha de caju. Me pareceu maravilhoso! Resolvi testar a receita e é, realmente, muito gostoso! Todos que provaram gostaram! E é razoavelmente fácil e rápido de fazer, ele fica tipo um brownie, mais úmido do que um bolo com farinha de trigo. Vamos lá?

Para fazer essa receita você vai precisar de:
6 ramequins individuais de 9 cm de diâmetro ou outra tigela refratária pequena com bordas altas.

Ingredientes:
100 g de chocolate meio amargo (entre 40% e 50% de cacau)
150-180 g de castanha de caju torrada sem sal
75 g de manteiga sem sal
2 ovos
1/3 de xícara (chá) de mel
1 pitada de sal
manteiga para untar os ramequins

Triture a castanha no liquidificador, até ela virar uma farinha grossa e transfira para uma tigela. Não faz mal se ficar uns pedacinhos mais inteiros. Unte os ramequins com manteiga e polvilhe com um pouco dessa farinha, batendo o que sobrar de volta na tigela.



Preaqueça o forno a 200 graus (temperatura média)

Pique o chocolate e leve ao microondas por 30 segundos. Retire, coloque a manteiga picada em pedaços também e volte ao microondas por mais 30 segundos. Retire e misture até o chocolate e a manteiga derreterem e virarem uma calda só. 

Num recipiente separado quebre os ovos, bata um pouco para misturar clara e gema e transfira para a tigela da farinha de castanha. Misture até virar uma pasta, e depois acrescente o mel e misture novamente. Quando o chocolate com manteiga estiver morno ou em temperatura ambiente, junte na mistura de castanha, ovos e mel e vá mexendo até virar uma massa só. O chocolate não pode estar muito quente, senão cozinha os ovos, aí acabou a receita...


Divida a massa pelos ramequins, e asse no forno preaquecido por 20-25 minutos. O ponto é quando o bolinho estiver assado por fora e cremoso por dentro! Delícia!!!


Obs: Você pode servir o bolo desenformado ou no ramequim mesmo (que eu acho mais charmoso), em temperatura ambiente ou morno. Combina com caldas e sorvetes!







0 comentários :

Postar um comentário